Status Eicosanoides

Criado por Christy Krail - Javier
Nutricionista Esportivo e Coach
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Desempenho diário
Apetite por carboidratos
Tempo de cessação da fome entre as refeições
Força e crescimento das unhas
Constipação
Tempo de sono
Torpor ao acordar
Sensação de bem-estar
Concentração mental
Fadiga
Aparência da pele
Flatulência
Dores de cabeça
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POR QUE PREENCHER ESTE RELATÓRIO
E CONHECER A SUA REAL SITUAÇÃO EICOSANOIDE?

À primeira vista, esta coletânea de sinais exteriores parece um jogo de adivinhação. Mas analisando a partir de uma perspectiva superior, este relatório dá uma visão detalhada do seu estado eicosanoide atual. Agora vamos ver como esta forma aparentemente não-científica de determinar o status eicosanoide traz uma visão única sobre a fisiologia eicosanoide, trazendo indicadores para as mudanças adequadas na proporção de suplementação com ácidos graxos essenciais ativados como EPA e GLA, parâmetros fisiológicos que podem mudar drasticamente dentro de poucos dias.

Por favor, leia a explicação das opções abaixo para entender melhor as perguntas do formulário:

1. Desempenho Diário: O aumento do desempenho físico diário (especialmente o aumento da energia) é indicativo de que mais eicosanoides “do bem” estão sendo produzidos, promovendo o aumento da troca de oxigênio quanto e o melhor uso da gordura corporal armazenada. Qualquer diminuição no desempenho diário é indicativa de um acúmulo de AA (ácido araquidônico), o que correspondente ao aumento na produção de “maus” eicosanoides.

2. Apetite para carboidratos: O desejo por carboidratos irá diminuir, se não for eliminado, com a diminuição destes “maus” eicosanoides, especialmente os leucotrienos, que tendem a estimular a síntese de insulina. No entanto, se você fizer um número muito grande eicosanoides “do bem”, os níveis de insulina podem cair muito, levando a um aumento no consumo de carboidratos porque não há insulina suficiente para inibir a síntese do neuropeptídio Y, que é o estimulador mais poderoso do apetite

3. Tempo de supressão do apetite: Como os eicosanoides “do bem” inibem a secreção de insulina, os níveis de glicose no sangue permanecem estabilizados e a fome é suprimida.

4. Resistência das unhas: A proteína estrutural queratina está sob o profundo controle eicosanoide. Eicosanoides “do bem”, como PGE1, aumentam a sua síntese, levando ao rápido crescimento das unhas com maior resistência. Por outro lado, eicosanoides “ruins” diminuem a síntese de queratina levando a unhas frágeis que se quebram facilmente.

5. Resistência do cabelo: A queratina é também o principal componente estrutural do cabelo. A textura do cabelo pode ser usada como um indicador de status eicosanoide semelhante à força da unha.

6. Densidade das fezes: O conteúdo de água das fezes é controlado pelo balanço de vasodilatadores para vasoconstritores no cólon. Uma superprodução de “bons” eicosanoides levará a um excesso de fluxo de água, produzindo fezes muito soltas ou diarreia, enquanto uma superprodução de eicosanoides “ruins” diminuirá o fluxo de água levando a fezes muito densas ou constipação. Quando as fezes são isodensas com a água (isto é, flutua), isso se torna um indicador muito bom do correto equilíbrio eicosanoide.

7. Tempo de sono: A necessidade de sono é determinada pela quantidade de tempo necessário para restabelecer o equilíbrio do neurotransmissor. Este processo acelera na presença de “bons” eicosanoides (diminuindo assim a vontade de dormir em horários inadequados) e retarda o processo de “maus” eicosanoides (que aumentam a necessidade de dormir).

8. Sentir-se grogue ao acordar: Qualquer aumento dessa sensação “grogue” ao acordar é indicativo de que uma superprodução de “maus” eicosanoides está ocorrendo dentro do sistema nervoso central.

9. Sentido de bem-estar: os “bons” eicosanoides levam a um estado de bem-estar em oposição à depressão/ansiedade /irritabilidade associada a um acúmulo aos “maus”eicosanoides. Este é um parâmetro muito sensível para determinar seu equilíbrio eicosanoide atual.

10. Concentração mental: Esta é controlada pela manutenção dos níveis de açúcar no sangue, que são mobilizados pelo glucagon. A formação de “maus” eicosanoides irá aumentar a secreção de insulina, que por sua vez reduz a secreção de glucagon. Um dos primeiros sinais de hipoglicemia é a diminuição da concentração.

11. Fadiga: Isso pode ser o resultado de uma vasodilatação excessiva causada por uma superprodução de “bons” eicosanoides, levando à depleção de eletrólitos, ou uma superprodução de eicosanoides “ruins”, levando a uma diminuição na transferência de oxigênio. Se você sentir fadiga, tente determinar de que lado da zona eicosanoide você está, verificando os outros parâmetros, como sentir-se “grogue” ao acordar e a densidade de fezes.

12. Condição da pele: Uma superprodução de “maus” eicosanoides levará a uma pele mais seca e eczemas (causados pelo aumento da formação de leucotrienos). Por outro lado, os “bons” eicosanoides são anti-inflamatórios e também estimulam a síntese de colágeno, além de melhorar a microcirculação causada pelo aumento da vasodilatação.

13. Flatulência: a flatulência ou os gases são causados pelo metabolismo de bactérias anaeróbias na parte inferior do intestino. A superprodução de “bons” eicosanoides aumentam a ação peristáltica do trato intestinal, proporcionando assim maiores quantidades de nutrientes a estas bactérias anaeróbias. O resultado final é maior atividade metabólica dessas bactérias anaeróbias com aumento dos gases como formação do produto final do seu metabolismo.

14. Dores de cabeça: isto é semelhante à fadiga, porque você pode ter uma cefaleia vasodilatadora (muitos eicosanoides”do bem”) ou uma cefaléia vasoconstrictora (muitos eicosanoides “ruins”).

Tal como acontece com a fadiga, você tem que olhar para outros parâmetros para obter uma imagem clara do estado eicosanoide. Estes parâmetros são importantes porque eles refletem o equilíbrio geral dos eicosanoides em seus órgãos alvo. Seu objetivo é fabricar mais eicosanoides “bons” e menos “ruins”. Caso esse equilíbrio eicosanoide comece a perder força para uma diferença de “bons” para “maus”, então é muito provável que os sintomas de doenças crônicas associadas a um fraco equilíbrio eicosanoide retornem em breve.

Se você sentir que qualquer um desses parâmetros está desequilibrado, como pode trazê-los de volta ao equilíbrio? A resposta é através do uso criterioso de ácidos graxos essenciais. Isso porque quando realizada de forma correta, a combinação entre Ômega-3 ativado (como EPA) e Ômega-6 (como GLA) são poderosos adjuntos à Zone Diet. Por outro lado, usado incorretamente, eles podem realmente acelerar o surgimento de doenças e o envelhecimento.

Então, aqui estão algumas diretrizes para usar EPA e GLA na Zone Diet, segundo o que o Dr. Sears, Ph.D., tem observado ao longo dos anos:
– Se você está produzindo muitos eicosanoides “ruins” como determinado pelo relatório de status eicosanoide, então aumente sua ingestão de EPA e reduza sua ingestão (não importa quão limitada) de GLA.
– Se você está fazendo muitos “bons” eicosanoides, reduza a ingestão de EPA. As mudanças fisiológicas que ocorrem alterando o equilíbrio da EPA e GLA (se você está seguindo a Zone Diet) pode ocorrer em poucos dias, se não dentro de horas.

Quando você lida com ácidos graxos essenciais ativados, você está lidando com alguns muito poderosos modificadores de resposta biológica. Portanto, tenha respeito por eles!

Quanto de EPA você deve consumir? É praticamente impossível a sobre dosagem de EPA, mas uma boa dose mínima seria cerca de 300-400 mg por dia, desde que tenha sido purificado para padrões farmacêuticos. Essa quantidade de EPA é equivalente a cerca de duas cápsulas de óleo de peixe com 1 grama por dia ou meia colher de chá de óleo de fígado de bacalhau.

No entanto, a quantidade de GLA a ser ingerida é diferente. O GLA é um nutriente muito poderoso, e para algumas pessoas é potencialmente perigoso. Ao mesmo tempo, o Dr. Sears pensou que ele precisaria de milhares de hectares de plantas para atender a demanda potencial de ABL. No processo, ele adquiriu ainda mais admiração por este modulador hormonal excepcionalmente poderoso, porque este tem o potencial para aumentar a superprodução de “maus” eicosanoides, que podem acelerar o processo de envelhecimento.

Além disso, na Zone Diet, o Dr. Sears descobriu que a necessidade de GLA em indivíduos normais cai drasticamente, e mesmo quantidades pequenas sobre uma exigência de linha de base podem dar origem a formação aumentada de AA. É por isso que ele raramente recomenda mais de 1 a 2 mg. de ABL por dia para a maioria das pessoas. Uma vez que o tamanho padrão de cápsulas deste óleo vendido em loja de alimentos saudáveis contém 240 mg. de GLA, você teria que ter uma faca muito afiada e cortar uma cápsula em 240 partes iguais (boa sorte) para obter a dose certa. Uma maneira muito melhor para obter 1 a 2 mg por dia é simplesmente comer uma pequena tigela de aveia cozida lentamente (aveia instantânea terá muito menos GLA) na parte da manhã. No entanto, mesmo essa quantidade de ABL pode ser demais para muitas pessoas após a dieta Zone Diet. Por outro lado, indivíduos com condições imunológicas necessitarão de mais GLA.

Como pode ver, há uma extensa variação para respostas biológicas, uma vez que comece a usar os ácidos graxos essenciais ativados em combinação com a dieta da Zone Diet, mas usando seu relatório de Status Eicosanoide permite que você retome o controle sobre estes com precisão.Este formulário foi criado a partir de um semelhante desenvolvido pelo Dr. Sears para a Zone Diet.