Pessoas que oscilam o peso, o que é popularmente conhecido como “efeito sanfona” ou “efeito ioiô”, estão com o risco dobrado de terem infarto e derrame, além de aumentarem em 78% o risco no desenvolvimento de Diabetes, segundo estudo recente publicado em um dos maiores periódicos científicos na área da saúde, o New England Journal of Medicine.
Por que manter o peso estável após o emagrecimento é tão difícil? Esta pergunta tem sido alvo de vários estudos no mundo e nos últimos anos publicações científicas vêm desvendando os processos químicos pelos quais nossas células responsáveis pelo armazenamento de gordura no corpo iniciam um processo de captação de gordura acelerado depois que paramos de emagrecer. Estima-se que mais de 90% das pessoas com sobrepeso ou obesidade recuperam todo o peso que perderam, poucos meses após o objetivo de emagrecimento ter sido atingido.
Mas nem tudo está perdido: os mesmos estudos que revelam os processos químicos ativados no ganho de peso, também mostram que a chave para manter estes processos silenciados no organismo são controlados diretamente pelo estilo de vida que adotamos, em especial a dieta que se decide seguir durante os processos de emagrecimento e de manutenção de peso. Aprenda na palestra “Os Desafios do Emagrecimento” a combinar alimentos no seu dia-a-dia para silenciar as enzimas, os hormônios e os mediadores inflamatórios responsáveis pelo ganho de peso e assim alcançar o corpo que você quer com muita saúde e disposição.