AUMENTO DO DESEMPENHO ESPORTIVO COM A ZONE DIET

(Por Paula Nava)

 

Quando iniciamos uma atividade física precisamos de matéria-prima para termos energia, ganho de força e massa magra. E de onde vem isso? Dos alimentos que você ingere, claro! Mas qual a maneira correta de se obter isso? Será que você está fazendo certo? Comer somente carboidratos como fonte de energia é a melhor solução? Isso vai te proporcionar ganho de massa muscular e perda de gordura corporal? Você sabe a importância que o equilíbrio hormonal pode ter na melhora do seu desempenho esportivo e como é importante estar na Zone Diet para isso? Leia mais e descubra!
A Zone Diet é uma perspectiva de combinação alimentar com o propósito de gerar respostas hormonais dentro de uma zona de equilíbrio, proporcionando desempenho metabólico otimizado e controle dos processos inflamatórios de todo o organismo.
A alimentação desempenha um papel fundamental no fornecimento da energia necessária para o trabalho biológico realizado no exercício e na obtenção dos nutrientes que otimizam a obtenção e utilização dessa energia. Além disso, os nutrientes são essenciais na formação, reparação e reconstituição de tecidos corporais, mantendo a integridade funcional e estrutural do organismo e tornando possível a prática de atividade física. Os macronutrientes – carboidratos, proteínas e ácidos graxos – representam as principais fontes de energia potencial para o trabalho biológico.

O que define o seu desempenho no treino ou na competição, não é o que você come antes do treino ou antes da competição, mas sim o que você vem comendo ao longo das últimas semanas ou últimos meses. Por isso, uma dieta que forneça a quantidade adequada de proteína para reparar e criar novo tecido muscular, bem como manter a massa corporal magra existente é tão importante!
Os atletas que seguem dietas ricas em carboidratos forçam seus corpos a produzirem muita insulina, o que por sua vez faz com que suas células fabriquem hormônios eicosanóides “maus”. Essa combinação reduz a transferência de oxigênio para as células musculares, consequentemente reduzindo a resistência e o desempenho físico global. Ao mesmo tempo, essa hiperinsulinemia constante pode levar a um quadro de fome constante, estabelecendo um ciclo vicioso.
A superprodução de insulina e de eicosanóides “maus” também impede que o atleta tenha acesso à gordura corporal armazenada, de forma que grande parte da energia necessária tem de vir de uma fonte muito limitada: os carboidratos. Igualmente importante, uma dieta rica em carboidratos significa maior fadiga muscular e menor vivacidade mental.
Os benefícios hormonais gerados pela Zone Diet produzem ganhos inéditos no desempenho esportivo. Os ácidos graxos são liberados do tecido adiposo mais rapidamente, aumentando a resistência física devido à conservação do glicogênio muscular. A gordura armazenada é melhor utilizada, durante o treinamento e também no período de descanso, e isso favorece a perda de gordura desejada que quase todos os atletas buscam. A transferência de oxigênio é aumentada e a fadiga minimizada. Além disso, os níveis estáveis de açúcar no sangue oferecem maior disposição por um tempo muito maior – indispensável a todo atleta de alto desempenho.
As contrações musculares requerem uma fonte de energia química única chamada trifosfato de adenosina (ATP). Essa fonte de energia é usada rapidamente a cada contração muscular e precisa ser sempre produzida se quiser mais contrações musculares. A produção de maior quantidade dessa forma de energia requer uma quantidade de matéria-prima. Portanto, as enzimas usam as melhores matérias-primas existentes (gordura ou carboidrato). Se você estiver em equilíbrio hormonal, as enzimas irão preferir a gordura, pois é uma fonte de energia mais eficiente e o corpo tem um bom estoque (o carboidrato é menos eficiente e não é possível armazenar grande quantidade). Mas, se não puderem ter a gordura preferencial, as enzimas recorrem ao carboidrato.
Se quiser gerar o máximo de benefícios hormonais a partir dos exercícios aeróbicos ou anaeróbicos ou ambos, precisa estar em equilíbrio hormonal, antes de se exercitar, enquanto se exercita e depois do exercício. Isso é válido para maratonistas, levantadores de peso, corredores ou praticantes de exercícios aeróbicos três vezes por semana.

Como se consegue isso? Faça uma refeição baseada no conceito Zone Diet antes de se exercitar. As respostas hormonais geradas permitirão o acesso à gordura corporal armazenada de forma mais eficaz durante o exercício. Em outras palavras, você queimará gordura mais rapidamente utilizando-a como um excelente combustível para potencializar sua energia. Ao término do exercício, faça um lanche no conceito Zone Diet para reposição de nutrientes e manutenção das respostas hormonais.

Conte com a Zone Diet para aumentar seu desempenho esportivo!