ALTERANDO AS EXPRESSÕES GENÉTICAS

Por Dr. Barry Sears.

Eu sempre disse que o verdadeiro poder da Dieta Hormonal “Zone Diet” é mudar a expressão do gene, especialmente a expressão de genes antiinflamatórios. O que eu nunca percebi é o quão rápida a expressão do gene poderia ocorrer. Agora uma nova pesquisa da Noruega me dá a resposta (1). Demora cerca de 24 horas!

Este estudo piloto é sobre o efeito da dieta na expressão genética em indivíduos obesos saudáveis. Curiosamente, quando os pesquisadores calcularam as necessidades calóricas diárias estimadas para este grupo, necessárias para manter seu peso, ficaram surpresos de que os obesos já estavam comendo 250 calorias a menos, por dia, do que o previsto para manter seu peso atual. Até então, o fato era que os indivíduos obesos são gordos porque comem mais calorias do que o necessário para manter seu peso. Na verdade, esta observação foi confirmada em um estudo anterior em que o número de calorias consumidas por indivíduos obesos e magros não variam, mas os indivíduos obesos consumiram menos refeições de porções maiores (2).

Então, o que os pesquisadores noruegueses fizeram foi simplesmente manter o mesmo número de calorias que os obesos já estavam comendo e alteraram o equilíbrio de macronutrientes, deixando muito perto da Dieta Hormonal The Zone (30 por cento de carboidratos, 30 por cento de proteína, e 40 por cento de gordura). Em seguida, os indivíduos consumiram seis refeições contendo cerca de 460 calorias uniformemente espaçados ao longo do dia para que o total de calorias consumidas em qualquer momento foi moderada. Bastou fazer essas duas mudanças simples na dieta que resultou em mais do que uma perda de peso de quatro quilos em 28 dias. Os níveis de gordura corporal não mudaram já que o número de calorias consumidas era exatamente o mesmo como era anteriormente consumido. No entanto, afigura-se que o espaçamento uniformemente entre as refeições e reduzindo-se o tamanho de calorias das refeições resultou em menor produção de insulina e, por conseguinte, de água retida no organismo.

Então eles olharam para ver se eles poderiam encontrar quaisquer mudanças na expressão gênica em ambas as células de gordura e sanguíneas com as mudanças na dieta. Surpreendentemente, eles descobriram mudanças dramáticas em apenas 24 horas. Dos 16.000 genes que poderiam identificar, cerca de 60 por cento manteve-se inalterada em sua expressão, mas 40 por cento ou foram ativados (up-regulated) ou desativados (down-regulated). Curiosamente, as mudanças observadas nas primeiras 24 horas foram mantidas constantes ao longo dos 28 dias do experimento.

Numa análise mais detalhada, os genes ativados correspondem às que tinham propriedades antiinflamatórias, e os genes desativados foram aqueles associados com doenças crônicas, tais como a diabetes e as doenças cardíacas. Além disso, uma vez que estas alterações na expressão do gene ocorreram no prazo de 24 horas após a alteração da dieta, não podem ser atribuídas a qualquer alteração no peso corporal e perda de gordura.

Felizmente tive a oportunidade de jantar com a autora principal do estudo para discutir o seu trabalho, enquanto eu estava na Europa na semana passada. Ela me disse que ela tem ampliado o número de indivíduos em vários novos ensaios, e os resultados continuam os mesmos. Eu também descobri que ela vem acompanhando meu trabalho há muitos anos.

Este tipo de estudo só confirma o poder da análise genética para demonstrar como uma dieta equilibrada por macronutrientes corretos pode alterar rapidamente a expressão genética e, portanto, controlar a sua saúde futura. Mas o inverso também é verdadeiro. Uma dieta desequilibrada terá apenas os efeitos genéticos opostos. Embora eu tenha ficado sempre impressionado com o poder da Dieta Hormonal “Zone Diet”, este novo dado experimental eleva o meu respeito à nossa dieta para um novo nível de admiração, até mesmo por mim.

Referências:

  1. Brattbakk H-R, Arbo I, Aagaard S, Lindseth I, de Soysa AK, Langaas M, Kulseng B, Lindberg, and Johansen B. “Balanced caloric macronutrient composition down regulates immunological gene expression in human blood cells-adipose tissue diverges.” OMICS 15: doi:1089/omi.2010.0124 (2011)
  2. Berg C, Lappas G, Wolk A, Strandhagen E, Toren K, Rosengren A, Rosengren A, Thelle D, and Lissner L. “Eating patterns and portion size associated with obesity in a Swedish population.” Appetite 52: 21-26 (2009)